sexta-feira, 18 de março de 2011

Profissão: Professora



Não sei se contei pra vocês sobre o tal concurso que eu queria tanto passar pra dar Aulas de Informática na rede, e consegui. Era meu sonho, desde que fiz o curso técnico em Informática e estagiei nos últimos 2 anos do curso em uma escola perto de casa. Sonhava com o dia que eu seria a professora, e não somente a estagiaria. Sonhava em passar atividades diferentes, que todos quisessem aprender, que fosse criativo, divertido.
Enfim, aqui estou. Exausta, um pouco traumatizada com a realidade dos meus alunos, que não conseguem ver a importancia de construir um conhecimento e isso talvez não seja culpa somente deles.
Eu me vejo hora com vontade de mudar o mundo, hora com as esperanças esgotadas querendo mudar de profissão.
É engraçado, na quarta-feira meu maior desejo é de abandonar tudo. Quando chega a sexta-feira, minha vontade é de preparar aulas e buscar uma forma de tornar o aprendizado e o conhecimento coisas maravilhosas.
Quando a gente se dá conta do quanto é gostoso aprender e buscar novas informações e se atualizar, do quanto a gente cresce como pessoa e percebe o quanto amadureceu, a gente percebe também o quanto de tempo já perdeu, não levando a sério as matérias que os professores nos ensinaram durante tantos anos na Educação Infantil, Fundamental, Médio, Técnico... e assim vai. Claro que algumas coisas sempre ficam, mas se tivessemos nos esforçado um pouquinho mais, garanto que hoje as coisas estariam também um pouco mais avançadas dentro de nós.
Por hora, e por uns dias meu pensamento tem sido este.

Espero que as coisas melhorem, e que eu também melhore minha forma de ver as coisas!

Um comentário:

Unknown disse...

Parbéns atrasado pelo concurso! rsrs. Parabéns pelo texto, e pelos pensamentos, pela preocupação com a educação. Também me admiro com a falta de sensibilidades dos alunos e seres humanos em notar e ou pensar/refletir sobre a importância de tudo aquilo que nos encontra em nossos dias. E muitas vezes a falta de sensibilidade se encontra perdida nas possibilidades de criar, recriar e inventar coisas partindo de tudo que julgamos "comum" e "chato".
E ser professora, adotar uma postura de multiplicadora do conhecimento acredito que deve ser uma tarefa áruda, dificil, porém muito gratificante. Afinal nada mais lindo do que ter um pingo de gente com olhos brilhantes atento ao sábio (no seu caso a prof).